Você já se perguntou porque o seu dentista indica a utilização de aparelho ortodôntico?
Caso você tenha essa dúvida este artigo é para você, leia até o final para finalmente descobrir o motivo.
Há muitas razões para um dentista recomendar o uso de aparelho ortodôntico.
Ele é usado para corrigir má oclusão (mordida errada), um problema causado por dentes apinhados, tortos ou protruídos; dentes que estão desalinhados; ou arcadas que não se encaixam devidamente.
A má oclusão pode ser hereditária, ou pode ser resultado de chupar o dedo, da perda prematura do dente ou de um acidente.
A correção do problema pode resultar numa melhor saúde bucal, porque dentes apinhados e tortos podem dificultar a higiene bucal diária.
Com o tempo, isso pode facilitar a cárie dentária, doença periodontal e possivelmente as perdas dentárias. Uma mordida incorreta pode interferir na mastigação e na fala, causar desgaste anormal ao esmalte do dente e levar a problemas com as arcadas.
O tratamento ortodôntico na maioria das vezes é mais confortável e requer menos tempo do que há alguns anos. As peças podem ser mais discretas, caso o paciente prefira.
Os brackets (parte do aparelho que é colada ao dente) são menores. Alguns brackets são fixados na parte interna dos dentes, deixando-os menos visíveis.
Existem dois tipos de aparelhos disponíveis:
Fixos, que são usados o tempo todo e só podem ser removidos pelo dentista;
E os removíveis, que o paciente pode tirar da boca.
O dentista escolhe o tipo baseado nas necessidades de tratamento do paciente e na forma como o paciente irá seguir as instruções de cuidados e higiene bucal.
Embora os planos de tratamento sejam feitos para cada paciente, a maioria das pessoas usa o seu aparelho pelo período de um a três anos, dependendo das correções necessárias. Isso é seguido por um período usando uma contenção, que mantém os dentes na sua nova posição.
Apesar de um pequeno desconforto durante o tratamento, os aparelhos atuais são mais confortáveis do que antes.
Materiais mais modernos exercem uma força suave e constante para mover os dentes e normalmente requerem menos ajustes.
Uma boa higiene bucal é essencial para pessoas que usam aparelhos ortodônticos.
Escovação regular, conforme recomendado pelo dentista, uso de fio dental diariamente e avaliações periódicas podem ajudar a manter os dentes saudáveis.
Você sabe o que é Ortodontia?
A ortodontia é uma disciplina especial da odontologia que tem como foco o alinhamento dos dentes e mandíbulas para aperfeiçoar o sorriso e a saúde bucal das pessoas.
Dentes tortos sem encaixe correto podem ser difíceis de serem mantidos limpos e correm um risco maior de apresentar cárie e gengivite.
Fonte: Colgate