O bruxismo é uma condição na qual você rói, range ou cerra os dentes.
Se você tiver bruxismo, inconscientemente poderá cerrar os dentes quando estiver acordado (bruxismo acordado) ou apertar ou triturá-los durante o sono (bruxismo do sono).
O bruxismo do sono é considerado um distúrbio do movimento relacionado ao sono.
As pessoas que apertam ou rangem os dentes durante o sono têm mais probabilidade de ter outros distúrbios do sono, como roncos e pausas na respiração (apneia do sono).
O bruxismo leve pode não exigir tratamento.
No entanto, em algumas pessoas, o bruxismo pode ser frequente e grave o suficiente para causar distúrbios na mandíbula, dores de cabeça, dentes danificados e outros problemas.
Como você pode ter bruxismo do sono e não o tem conhecimento até que as complicações se desenvolvam, é importante conhecer os sinais e sintomas do bruxismo e procurar atendimento odontológico regular.
Sintomas do Bruxismo
Os sinais e sintomas do bruxismo podem incluir:
- Ranger ou apertar os dentes, o que pode ser alto o suficiente para acordar seu parceiro de sono
- Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos
- Esmalte dentário desgastado, expondo camadas mais profundas do dente
- Dor ou sensibilidade dentária aumentada
- Músculos cansados ou tensos da mandíbula, ou uma mandíbula bloqueada que não abre nem fecha completamente
- Dor no maxilar, pescoço ou face ou dor
- Dor que parece uma dor de ouvido, embora na verdade não seja um problema com seu ouvido
- Dor de cabeça maçante começando nos templos
- Danos causados pela mastigação na parte interna da bochecha
- Interrupção do sono
Quando consultar um médico
Consulte o seu dentista ou médico se tiver algum dos sintomas listados acima ou se tiver outras preocupações com os dentes ou a mandíbula.
Se você notar que seu filho está rangendo os dentes – ou tem outros sinais ou sintomas de bruxismo – não se esqueça de mencioná-lo na próxima consulta odontológica do seu filho.
Causas do Bruxismo
Os dentistas ainda não entendem completamente o que causa o bruxismo, mas pode ser devido a uma combinação de fatores físicos, psicológicos e genéticos.
- O bruxismo acordado pode ser devido a emoções como ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão. Ou pode ser uma estratégia de enfrentamento ou um hábito durante uma concentração profunda.
- O bruxismo do sono pode ser uma atividade mastigatória relacionada ao sono associada a excitações durante o sono.
Fatores de risco do Bruxismo
Esses fatores aumentam o risco de bruxismo:
- Estresse. O aumento da ansiedade ou estresse pode levar ao ranger dos dentes. O mesmo acontece com raiva e frustração.
- Era. O bruxismo é comum em crianças pequenas, mas geralmente desaparece na idade adulta.
- Tipo de personalidade. Ter um tipo de personalidade agressivo, competitivo ou hiperativo pode aumentar o risco de bruxismo.
- Medicamentos e outras substâncias. O bruxismo pode ser um efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, como certos antidepressivos. Fumar tabaco, beber bebidas com cafeína ou álcool ou usar drogas recreativas pode aumentar o risco de bruxismo.
- Membros da família com bruxismo. O bruxismo do sono tende a ocorrer nas famílias. Se você tem bruxismo, outros membros da sua família também podem ter bruxismo ou uma história dele.
- Outros distúrbios. O bruxismo pode estar associado a alguns distúrbios médicos e de saúde mental, como doença de Parkinson, demência, distúrbio do refluxo gastroesofágico (DRGE), epilepsia, terrores noturnos, distúrbios relacionados ao sono, como apneia do sono e transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) .
Complicações do bruxismo
Na maioria dos casos, o bruxismo não causa complicações sérias. Mas o bruxismo grave pode levar a:
- Danos nos dentes, restaurações, coroas ou mandíbula
- Dores de cabeça do tipo tensão
- Dor facial ou maxilar grave
- Distúrbios que ocorrem nas articulações temporomandibulares (ATM), localizadas logo à frente dos ouvidos, que podem parecer cliques quando você abre e fecha a boca