Clareamento dental

Clareamento Dental – Tudo sobre Clareamento Dental

O clareamento dental é uma técnica que se tornou muito popular nos últimos anos devido ao apelo estético por dentes brancos e bem alinhados.

Há, basicamente, duas formas possíveis de clarear os dentes: o clareamento por meio de luzes (Halógena, LED ou Laser) e o clareamento dental caseiro.

Os resultados de ambos os métodos são semelhantes, o que varia é a duração dos procedimentos. O tratamento com luz é bem mais rápido por utilizar um gel clareador bem mais forte que o gel utilizado no clareamento caseiro (Peróxido de Carbamida).

Enquanto os ativados por luz proporcionam resultado imediato, o tratamento caseiro leva pelo menos três semanas.

Clareamento dental

Preparação Antes do Clareamento

Antes de branquear os dentes devem estar os mais limpos possíveis.

O ideal é fazer o tratamento logo após uma limpeza dentária, para o que o peróxido entre em contato direto com o esmalte e não com a placa.

Se o paciente apresentar cáries ou tártaros, estes devem ser removidos.

É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará o monitoramento do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim

Se as raízes dos dentes estiverem expostas estas não vão branquear uma vez que não estão cobertas por esmalte. Se o paciente apresentar restaurações, estas também não vão branquear pelo que possivelmente poderá ser necessário fazer a sua substituição após o branqueamento.

Tipos de Clareamento

Clareamento a Laser

 

Com esse procedimento, os dentes ficam claros em 40 minutos. A boca é protegida por uma máscara de borracha que deixa apenas os dentes à mostra.

Em seguida, é aplicado um gel à base de peróxido de hidrogênio, uma substância poderosa que elimina as manchas. O laser é passado dente a dente com uma espécie de caneta que remove os pigmentos.

Moldeira Pré-Fabricada

 

Em uma moldeira é aplicado um gel de peróxido de hidrogênio, que penetra nos dentes e quebra as moléculas que causam o aspecto amarelado. A moldeira deve ser usada duas vezes ao dia, por 20 minutos, durante uma semana.

A desvantagem é que esse tipo de moldeira é fabricada em tamanho único e pode ficar apertada ou folgada, sensibilizando a gengiva.

Molde Individual

O dentista providencia um molde sob medida para seus dentes, onde deve ser colocado um gel oxidante. O paciente usa a moldeira em casa, em geral ao dormir, por dez dias.

Apesar de ser um tratamento caseiro, ele deve ter a orientação do dentista.

Fitas Adesivas

 

Vendido em farmácias, esse tratamento também é à base de peróxido de hidrogênio. As fitas devem ser aplicadas nos dentes duas vezes ao dia, por 30 minutos, durante duas semanas.

Um fator positivo desse tratamento é que as fitas adesivas não entram em contato com a gengiva.

Além disso, se o resultado não for o esperado, elas podem ser reaplicadas. O ponto negativo é que elas cobrem apenas os dentes da frente.

 

É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará o monitoramento do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim

Pincel

Nesse tratamento, o agente responsável pelo clareamento é o peróxido de carbamida. Com um pincel, basta aplicar o gel duas vezes ao dia, durante duas semanas, e reaplicá-lo a cada seis meses.

Pela alta concentração do peróxido, ele age de maneira eficaz e não precisa ser aplicado em todos os dentes.

O problema é que há um certo risco de ingerir o produto – os especialistas ainda não sabem se ele causa ou não danos à saúde.

É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará o monitoramento do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim

Cremes Dentais Clareadores

 

As pastas de dente específicas para clarear podem ser usadas diariamente. Até ajuda a clarear, mas o resultado é o mais demorado.

Componentes como o bicarbonato de sódio e a sílica são os responsáveis por limpar e alisar a superfície do dente. Esse é o método mais simples e barato.

Cuidados Pós-Clareamento

Clarear os dentes exige cuidados especiais no pós-tratamento e, principalmente, na escolha do método e dos produtos que farão o branqueamento.

Alguns produtos, geralmente caseiros, podem atingir e matar a polpa dentária (parte viva do dente), provocando sensibilidade exacerbada e possibilidade de fraturas.

É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará o monitoramento do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim

Para manter seu sorriso mais branco e bonito você deve:

+ Escovar os dentes três vezes ao dia com um creme dental clareador;
+ Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva;
+ Usar produtos que contenham flúor, inclusive o creme dental;
+ Evitar o cigarro. Ele é um dos maiores causadores de manchas nos dentes;
+ Dosar o consumo de café, chá preto, vinho tinto, molho de tomate e refrigerantes. Beterraba e frutas vermelhas também mancham os dentes. Escove-os bem após ingerir algum desses alimentos;
+ Se possível usar enxaguantes bucais clareadores;

É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará o monitoramento do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim.

Não é recomendado adquirir produtos de clareamento em farmácias e drogarias, pois estes produtos não tem a mesma eficiência daqueles usados pelos profissionais e podem provocar sensibilidade com frio e quente, e nenhum resultado aparente.

Deixe um comentário