O que Fazer se você Engolir Antisséptico Bucal

O que Fazer se você Engolir Antisséptico Bucal

Os bochechos e antissépticos bucais foram feitos para serem cuspidos, não engolidos, porque mesmo produtos de bochecho naturais contêm ingredientes que, se ingeridos em grandes quantidades, fazem mal.

Caso aconteça de você ou seu filho engolir uma pequena quantidade de produto com flúor (ou de qualquer outro tipo), não há razão para pânico, mas é importante não engolir de novo, prestando atenção ao seguinte:

• Supervisione as crianças. Não deixe a criança usar antisséptico bucal por conta própria. O recomendado é que crianças entre 6 e 12 anos sejam supervisionadas ao usar esse tipo de produto. Muitas empresas colocam neles tampa à prova de criança. Lembre sempre à criança de cuspir o líquido. Muitas crianças com menos de 6 anos têm dificuldade de controlar o reflexo de engolir, motivo pelo qual os antissépticos bucais não são recomendados para crianças pequenas.
• Concentre-se. Procure não se distrair durante a rotina da higiene oral, porque é por distração que nos esquecemos de cuspir ou que engolimos o líquido por engano. Entre no banheiro e feche a porta.

Engolir pequenas quantidades de antisséptico bucal pode causar sensação de enjôo ou provocar um pouco de diarréia, mas esses sintomas devem passar logo. No caso porém de alguém beber ou engolir uma quantidade maior de antisséptico bucal, faça o seguinte:
• Não tente fazer a pessoa vomitar. Ao contrário, procure colher informações sobre a idade e peso da pessoa, e tipo e quantidade do produto engolido. É muito importante estar com o produto na mão ao ligar para um especialista, para poder informar ao seu dentista seus ingredientes específicos.
• Leia o rótulo para ver quais desses componentes tóxicos estão presentes no líquido engolido: flúor ou etanol. Os sintomas mais graves causados por uma overdose de antisséptico bucal relacionados a esses ingredientes são tontura, sonolência, falta de ar e, em casos extremos, convulsão ou coma. Em casos graves, leve a pessoa a um pronto-socorro e, se possível, leve junto o frasco do produto.

Fonte: Blog da Oral B

Nenhum Comentário

Escreva um comentário

Deixe o seu comentário