Implantes Dentários
Se você está perdendo um único dente, um implante e uma coroa podem substituí-lo. Um implante dentário substitui o dente natural perdido e sua raiz.
Quais são as vantagens de um implante dentário?
Um implante dentário proporciona várias vantagens em relação a outras opções de substituição dentária. Além de parecer e funcionar como um dente natural, um implante dentário substitui um único dente sem sacrificar a saúde dos dentes vizinhos.
O outro tratamento comum para a perda de um único dente, uma ponte fixa suportada por dente, requer que os dentes adjacentes sejam triturados para suportar a ponte cimentada.
Como um implante dentário substitui a raiz do seu dente, o osso é melhor preservado. Com uma ponte, parte do osso que antes rodeava o dente começa a reabsorver (deteriorar). Os implantes dentários integram-se ao seu maxilar, ajudando a manter o osso saudável e intacto.
A longo prazo, um único implante pode ser mais estético e mais fácil de manter limpo do que uma ponte. As gengivas podem recuar em torno de uma ponte, deixando um defeito visível quando a base de metal ou colar da ponte fica exposta.
O osso reabsorvido abaixo da ponte pode levar a um sorriso pouco atraente. E o cimento que segura a ponte no lugar pode se lavar, permitindo que as bactérias danifiquem os dentes que ancoram a ponte.
Como o implante será colocado?
Primeiro, o implante, que se parece com um parafuso ou cilindro, é colocado em sua mandíbula. Nos próximos dois a seis meses, o implante e o osso podem se unir para formar uma âncora para o seu dente artificial.
Durante esse tempo, uma opção de substituição temporária do dente pode ser usada sobre o local do implante.
Foto da extensão anexada ao implante Muitas vezes, um segundo passo do procedimento é necessário para descobrir o implante e anexar uma extensão.
Esta tampa de cicatrização temporária completa a base sobre a qual seu novo dente será colocado. Suas gengivas poderão cicatrizar por algumas semanas após este procedimento.
Existem alguns sistemas de implantes (um estágio) que não exigem esse segundo passo. Esses sistemas usam um implante que já possui a extensão anexada. Seu periodontista irá aconselhá-lo sobre qual sistema é melhor para você.
Chamado de coroa, será criado para você pelo seu dentista e preso a um pequeno poste de metal, chamado de abutment.
Após um curto período de tempo, você sentirá a confiança restaurada em seu sorriso e sua capacidade de mastigar e falar. Os implantes dentários são de aparência e sensação naturais, você pode esquecer que alguma vez perdeu um dente.
Cada caso é diferente e algumas dessas etapas podem ser combinadas quando as condições permitem. Seu dentista trabalhará com você para determinar o melhor plano de tratamento.
Tal como acontece com a maioria dos procedimentos de tratamento em odontologia hoje, os implantes dentários não envolvem apenas a descoberta científica, pesquisa e compreensão, mas também a aplicação na prática clínica.
A prática de implantodontia requer conhecimentos em planejamento, cirurgia e restauração dentária; é tanto sobre arte e experiência como sobre ciência.
Um implante dentário é na verdade um substituto para a raiz ou raízes de um dente. Como as raízes dentárias, os implantes dentários são fixados no maxilar e não são visíveis uma vez colocados cirurgicamente.
Eles são usados para proteger coroas (as partes dos dentes vistos na boca), pontes ou dentaduras por uma variedade de meios.
Eles são feitos de titânio, que é leve, forte e biocompatível, o que significa que não é rejeitado pelo corpo.
As ligas de titânio e titânio são os metais mais amplamente utilizados em implantes dentários e outros implantes ósseos, como as próteses ortopédicas. Os implantes dentários têm a maior taxa de sucesso de qualquer dispositivo cirúrgico implantado.
A propriedade especial do titânio de fundir a osso, chamada osseointegração (“osseo” – osso; “integração” – fusão ou junção), é a base biológica do sucesso do implante dentário.
Isso porque, quando os dentes são perdidos, o osso que sustenta esses dentes também se perde.
A colocação de implantes dentários estabiliza o osso, impedindo a sua perda. Juntamente com a substituição dos dentes perdidos, os implantes ajudam a manter a forma e a densidade do maxilar. Isso significa que eles também suportam o esqueleto facial e, indiretamente, as estruturas dos tecidos moles – tecidos da gengiva, bochechas e lábios.
Os implantes dentários ajudam-no a comer, mastigar, sorrir, falar e parecer completamente natural. Esta funcionalidade confere bem-estar social, psicológico e físico.