Como usar o fio dental com aparelho ortodôntico
Aparelho dentário em são paulo é na lsr odontologia.

Como usar o fio dental com aparelho ortodôntico

Uso de fio dental com ortodontia: concepção equivocada

Muitas crianças e adolescentes (e alguns adultos) não sabem como usar fio dental com ortodontia. Ou acreditam que é impossível usar fio dental quando usam braquetes. Mas não é assim.

De fato, o uso diário de fio dental é especialmente importante durante o tempo que você usa ortodontia, dado que existe mais probabilidade de que alimentos fiquem presos nos braquetes, nos arcos e nos fios, o que poderia incrementar o risco de cárie, se esses alimentos contiverem hidratos de carbono (açúcares).

Questões de tempo

Prepare-se para ocupar o triplo de tempo em seu cuidado oral enquanto use ortodontia. Não se preocupe, vale a pena; se você não presta a devida atenção à higiene oral enquanto os dentes se alinham, aumenta o risco de doenças nas gengivas. Além disso, pode contribuir a que os seus dentes tenham muito melhor aspecto quando finalmente chegue o momento de retirar os braquetes.

Passar fio em dentes com aparelho não é algo muito fácil, mas segue sendo muito importante.

Passar fio em dentes com aparelho não é algo muito fácil, mas segue sendo muito importante. Foto: Shutterstock

Três dicas básicas sobre fio dental com o aparelho

É possível ter êxito ao passar o fio dental com aparelho. Leia com muita atenção às três importantes dicas abaixo, que irão facilitar a utilização do fio dental regularmente nas crianças que usam aparelho dentário:

1. Use SEMPRE a ferramenta correta;

2. Passar o fio entre os dentes é quase como passar uma linha em uma agulha; (TENHA CALMA E MUITO CUIDADO)

3. Uma ferramenta barata e descartável é o passa fio ortodôntico. Ele será indispensável quando se passa o fio dental por entre o aparelho, pois permite puxar o fio através dos dentes acima dos fios e chegar à gengiva.

 

Passos a seguir quando se usa fio dental com ortodontia

Embora o uso de fio dental com ortodontia seja problemático, você pode conseguir fazer isso com prática, se seguir os seguintes passos:

  • Use fio dental encerado (o fio dental não encerado tem maior probabilidade de ficar enganchado e desfiar-se nos braquetes), cinta dental ou um produto desenhado especificamente para limpar ao redor dos braquetes.
  • se quantidade suficiente, aproximadamente 45 centímetros de fio dental
  • Passe o fio com cuidado. Tome o fio dental e passe-o por baixo do arco principal do braquete, antes de passá-lo entre dois dentes. Logo retire o fio dental e torne enfiá-lo por baixo do fio ortodôntico principal para passar entre o seguinte par de dentes
  • Assegure-se de não puxar com força do fio dental; simplesmente mova-o para cima e para baixo com suavidade, contra o lado de cada dente

Como usar o fio dental com aparelho ortodôntico (Desmembrado)

1. Use fio dental encerado, que não fica facilmente enganchado nos braquetes;

2. Escolha um produto desenhado especificamente para limpar ao redor dos braquetes, como aescova para ortodontia;

3. A quantidade suficiente de fio dental com aparelho ortodôntico é de aproximadamente 45 centímetros;

4. Sempre haja com cuidado enquanto estiver passando o fio dental com aparelho ortodôntico;

5. Pegue o fio dental e passe-o por baixo do arco principal do braquete e antes de passá-lo entre dois dentes;

6. Retire logo o fio dental e enfie novamente por baixo do fio ortodôntico principal para passar entre o seguinte par de dentes.

Senhores Pais: não usem fio dental em crianças pequenas, que carecem da coordenação para enfiar o fio dental por baixo do fio ortodôntico principal da ortodontia.

FONTE: ORAL B e Doutissima

Nenhum Comentário

Escreva um comentário

Deixe o seu comentário